terça-feira, 7 de julho de 2009

Marketing não é só divulgação

Eu como professor de marketing, acho extremamente frustrante perceber que o a palavra Marketing ainda é mal compreendia por diversas pessoas.

O Marketing se trata de uma ciência relativamente nova, os conceitos que são atribuídos ao Marketing numa empresa recebe conotações que distorcem e o afastam de seu verdadeiro conceito. Normalmente o que ocorre é que as pessoas rotulam com uma incrível discrepância o significado do Marketing. Vejamos algumas distorções que verificamos habitualmente em nosso dia a dia.

Centrais de relacionamento via telefone são chamadas de TeleMarketing quando o correto seria TeleVendas, CallCenter’s ou TeleAtendimento, ou TeleQualquerCoisa porque a visão desses atendimentos não respeitam os princípios de Marketing. Mas se mesmo assim você não entendeu, eu vou dar outro exemplo. Não muito raramente ouvimos as pessoas afirmarem a seguinte frase: “A sua empresa precisa fazer Marketing!” muitas das pessoas que afirmam isto estão querendo dizer na verdade o seguinte: “A sua empresa está precisando divulgar seus produtos”. “A sua empresa precisa fazer propaganda e publicidade”. Esta atitude constitui-se na verdade num grande engano. Apesar da divulgação fazer parte do marketing o marketing não é só divulgação.

Um comentário:

  1. O mercado esta cada vez mais competitivo, não basta apenas uma boa propaganda " divulgação do produto", sabe-se que o cliente a cada dia esta muito bem informado do que se diz, poucos sejam enganados, empresas tradicionais, vão mudar porque o perfil do seu cliente não quer apenas um bom preço, mas sim qualidade nos serviços prestados, alem da qualidade oferecida do produto... o mundo evoluiu...e continua...

    ResponderExcluir