quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mercadologia não é Marketing

A Palavra Mercadologia representa um neologismo, introduzido na tentativa de traduzir o Marketing. Diversos foram os termos utilizados para traduzir o Marketing, por exemplo: comercialização; promoção (ou dinâmica) de vendas; merchandising, técnica de conquistar mercados e por aí vai...

De todos os termos prevaleceram somente os de mercadologia e comercialização, todavia nenhum dos dois define perfeitamente o marketing conforme foi idealizado.

“marketing, em português, seria mercadizando ou mercadização, mas tem sido traduzido como mercadologia, que em português significa estudo de mercado, mas é importante ressaltar que mercadologia não é marketing. Esta explicação é importante para o entendimento da palavra marketing, comum da língua inglesa, e usada a séculos sem que nunca ninguém se tivesse preocupado com a definição”. (GIULIANI, Antonio C. Marketing em um ambiente globalizado. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2003).

Mercadologia é o conjunto de atividades, que visam servir adequadamente o mercado a que seus produtos se destinam, operando lucrativamente e reagindo flexivelmente à competições, com o propósito de conquistar a maior parte possível do mercado consumidor.

A mercadologia estuda o mercado, planeja a distribuição do produto, de acordo com suas previsões, providencia sua aplicação e orienta as forças de vendas. Já a comercialização representa um outro conjunto de medidas que torna o produto comercializável. Estas medidas são guiadas por certos fatores ligados estreitamente às exigências do consumidor como: necessidades, preferência, gosto, hábitos de compra, economia e etc...

Sendo assim, Mercadologia não é Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário