sexta-feira, 10 de julho de 2009

O Profissional de Marketing

A atividade do profissional de marketing consiste em entender e modificar as atitudes e comportamentos dos consumidores, de forma a torná-las favoráveis aos objetivos da organização. Isso só é possível dentro de certos limites devido às diferentes características individuais do consumidor. Os responsáveis pelo marketing das organizações devem esforçar-se para ver os consumidores como eles são, de fato, e não como gostariam que fossem. Além disso, é necessário, que o profissional de marketing: analise e antecipe os passos dos concorrentes, esteja sempre bem informado quanto à concorrência potencial e futura; deve estar atendo às novas oportunidades e ameaças; deve conhecer muito bem os desejos e necessidades dos seus consumidores, bem como suas novas expectativas; e também deve atuar como consultor de negócios, tentando encontrar alternativas que atendam não só as necessidades dos clientes, mas também aos objetivos organizacionais.

Características do profissional de marketing:

• saber ouvir falar só o necessário;
• saber ampliar seus horizontes; buscando novas experiências que lhe permitam evoluir;
• saber definir e priorizar os objetivos;
• saber planejar, organizar e delegar;
• saber identificar as necessidades, desejos e expectativas dos consumidores, buscando atendê-los;
• ter autoconfiança e autocontrole;
• saber trabalhar em equipe;
• estar sempre atendo as mudanças;
• ser criativo e buscar acordos alternativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário