quinta-feira, 30 de julho de 2009

CONSTRUINDO O ADMINISTRADOR DO SÉCULO 21

Os jovens estudantes das escolas de Adminsitração do Brasil estão sendo preparados para o futuro que os espera?

Como estas Faculdades de Administração, estão construindo estratégias inovadoras para formar líderes e empreendedores capazes de administrar os negócios em tempos de crise, e aproveitar as oportunidades?

É preciso mudar urgentemente a forma de ensinar Administração no Brasil, como assim? preparando os nossos futuros gestores para criar um novo modelo de negócios, com responsabilidade social e ambiental, quebrando o paradigma da ganância do lucro como objetivo exclusivo das organizações. Quem sabe assim vai melhorar em busca de uma sociedade mais igual deixando de ser polarizada, com ricos cada vez mais ricos e competitividade crescente. Ensinar aos jovens alunos para conhecer a riqueza da diversidade, e aprender a conviver com esta diversidade de um novo mundo globalizado, procurando aceitar a diversidade e cultura de outros povos, não apenas como respeito mas também valorizando-a como riqueza. Mostrar que é necessário aprender sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, os rios, economizar a água, reciclar o lixo, valorizar e preservar a cultura local.

Os alunos de Administração reclamam que recebem muitas informações, mas não aprendem as questões práticas, como tomar decisões, administrar incertezas e crises. É preciso não apenas entregar um conjunto de infromações; e sim, prepará-los para pensar, calcular os riscos, agir, criar, inovar, comprar, vender, negociar. As escolas de Administração do século 21, têm que expandir seu horizinte para além dos muros. A comunidade empresarial agradece e está carente de novos conhecimentos sobre diversos assuntos e temas do cotidiano, da vida, dos negócios. É preciso despertar no futuro administrador a noção de que o planeta está em perigo, o aquecimento global é uma realidade, e prepará-lo para construir novos empreendimentos respeitando a floresta, o meio ambiente, a vida dos animais e dos humanos.

O lugar para cometer erros é a sala de aula, onde as consequências não são desastrosas. No mundo real, quando você quebra uma empresa, traz frustração, desemprego, e a decepção para o empreendedor, e ainda os prejuízos para a sociedade. A solução mais fácil encontrada nas escolas, onde o professor entrega o conteúdo pronto, extraídos dos livros, não ensina o aluno a pensar.

Estamos na era da globalização, e o que acontece hoje é comum na história, a economia vive em crise. O cassino financeiro mundial gera crises, é assim que funciona a economia que vive de ciclos, assim como as estações do ano. Veja o outono, ele é sempre igual, as folhas caem, as crises também. Vem a crise para que aconteça uma nova mudança, uma nova ordem mundial. Criação de novos modelos de negócios focados nas valores humanos, no consumo consciente, na sustentabilidade das empresas, e na utilização do marketing ético e responsável.

As pessoas no Brasil, estão com expectativa de vida bem maiores que no século passado. Como chegar aos 70 , 80, 90 anos de idade, com a renda compatível às condições de vida equilibrada e saudável. Evitar o consumo exagerado, desequilibrado de hoje para garantir o futuro. Consumir hoje exageradamente sem pensar no amanhã, vai gerar sérias consequências. Uma parte da sua renda deve ir para o consumo, para investimentos, e a outra parte, deve migrar para a poupança, que é a garantia de seu futuro.

No século 21, não existe mais fronteiras econômicas, uma grande crise financeira com esta não fica concentrada somente nos Estados Unidos. A crise agora pega o planeta todo. Se todo mundo está saindo ganhando, alguma coisa poderia dar errado? E o dinheiro para pagar as dívidas sumiu, os credores tomaram calote. Vem então o estouro da bolha, e as expectativas de lucro não viram realidade. O crédito desaparece, a economia fica estagnada e lá vem uma nova crise.

“A economia mundial é cada vez mais um todo interdependente: cada uma de suas partes torna-se dependente do todo e, reciprocamente, o todo sofre as perturbações e imprevistos que afetam as partes”.

Ainda não incorporamos em nossas vidas a importância de estarmos prontos para o inesperado. É da cultura do brasileiro o imediatismo. Os empresários são imediatistas. Desejam tudo a curtíssimo prazo. É tempo de planejar estratégicamente para enfrentar os novos cenários. É preciso ensinar aos nossos estudantes de Administração como enfrentar ou estar preparados para enfrentar as incertezas. O futuro permanece imprevisível.

Quem teria pensado, na prosperidade de 1927, que uma catástrofe econômica, iniciada em 1929, em Wall Street, se abateria sobre o planeta?

Quem teria pensado, em 1930, que Hitler chegaria legalmente ao poder em 1933?

Quem teria pensado que em 2008/2009 a economia americana e dos países ricos do G7, entrariam em colapso financeiro, de queda do PIB e aumento do desemprego?

O que provocou a crise financeira americana? Crise de confiança. Uma economia nova surge a partir da relação de confiança. Um país deve acreditar na sua capacidade de realizar os seus sonhos e projetos, saber tomar decisões com segurança, exige muita confiança. Na crise o essencial é a confiança. A confiança integra razão e emoção, sensibilidade e habilidade.
A confiança resgata os valores compartilhados, planejar o futuro juntos, sonho coletivo.

Toda crise gera oportunidades: A grande oportunidade resultante da crise é a possibilidade de repensar o conceito de desenvolvimento. É preciso superar, definitivamente, a visão que confunde desenvolvimento com crescimento econômico, com progresso material supostamente ilimitado.

O desenvolvimento precisa ser humano (melhorar a qualidade de vida das pessoas), social (não apenas de algumas pessoas, mas de todas as pessoas) e sustentável (das pessoas que estão vivas hoje, sem afetar as possibilidades daquelas que viverão no futuro). O desenvolvimento precisa também ser local, no sentido de que o melhor lugar do mundo tem que ser aqui e agora, e tem que ser pensado como um fenômeno resultante de escolhas conscientes, na perspectiva da conquista da qualidade de vida para todos nós, no presente e no futuro.




contato@rosivalfagundes.com.br
Prof. Rosival Fagundes. Consultor SEBRAE-BA
Palestrante: Lições de marketing em tempos de crise
Empreendedorismo e Empregabilidade. Vendas e atendimento. Empreendedorismo na educação para jovens. Prospecção de Pequenos Negócios.

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