sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que é Marketing

Nós sabemos que o mundo esta em transformações o tempo todo, às vezes, estas transformações fogem do controle de indivíduos e organizações. Novas crenças, novos valores, novos desejos, novas necessidades e expectativas se apresentam a cada dia.

Com o aumento da concorrência nos vários setores da economia, as organizações passaram a esforçar-se para comercializar seus produtos de maneira mais eficiente. Conseqüentemente, mais do nunca a exposição de todos os indivíduos ao marketing tem sido intensa e ocorrida a quase todo momento. Portanto, uma das razões para estudar marketing é a sua grande participação na vida diária dos consumidores.

Esta palavra MARKETING designa uma atividade comercial voltada para a orientação do fluxo de mercadorias ou serviços do produtor ao consumidor. Ou seja, trata-se de uma atividade que movimenta todos os sistemas econômicos, ou onde quer que os produtos mudem de mãos antes de serem usados. Marketing é o conjunto de operações pelas quais uma empresa trata de assegurar a colocação de seus produtos no mercado. Ou então um conjunto de ferramentas que tem por finalidade aproveitar oportunidades ou criar necessidades no mercado.

No Brasil, por volta de 1954, marketing foi traduzido por mercadologia, quando surgiram os primeiros movimentos para a implantação de curso específico em estabelecimento de ensino superior. Entretanto, o termo em inglês significa ação no mercado com uma conotação dinâmica e não simplesmente de estudo de mercado, como a tradução sugere.

Para Marcos Cobra, “Marketing é mais que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços – é um compromisso com a busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas...” Já para McCarthy e Perreault “o marketing como sendo mais do que venda ou propaganda é um processo amplo que gera uma orientação desde a produção, fornecendo a qualidade de bens e serviços, e buscando principalmente a satisfação dos consumidores”.

Houve uma evolução nas definições do marketing, a partir de 1978. O principal objetivo do marketing passou a ser uma busca de satisfação mútua entre os consumidores e empresas, sempre levando em conta as forças do ambiente. Motivando assim o sucesso da empresa. Seguido este raciocínio, Semenik e Bamossy (1995), conceituam o marketing como, o processo de planejamento e execução do conceito, preço, comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços, de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.

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