quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ajuda para prova - Ambiente de Marketing

As atividades desenvolvidas pelo marketing ocupam um espaço especifico no contexto organizacional. Sua missão fundamental é conhecer profundamente as necessidades dos clientes e satisfazê-las por meio de ofertas que agreguem um valor único. Para tanto formulam-se estratégias e ações táticas de marketing. Estas estratégias e ações táticas de marketing, são conhecidas como Mix de Marketing (Marketing Mix – Composto de Marketing), consistem em decisões abrangendo produtos e serviços, preços, promoção (comunicação) e praça (distribuição – ponto de venda). As ações táticas do Mix de Marketing requerem, para sua implementação, uma forte interface com outras áreas funcionais da organização, como recursos humanos, finanças, produção, tecnologia da informação e outros.

Microambiente de Marketing

O microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes – a empresa, os fornecedores, os canais de marketing, os mercados de clientes, os concorrentes e os públicos.

A Empresa - Ao fazer planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a alta administração, os departamento de finanças, pesquisa e desenvolvimento (P&D), compras, produção e contabilidade. Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa.

Os Fornecedores - Os fornecedores são um elo importante no sistema geral da empresa de “oferta de valor” ao consumidor. Eles provêem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.

Os Canais de Marketing - Os canais de marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Incluem revendedores, firmas de distribuição física, agências de serviços de marketing e intermediários financeiros.

Os Clientes - A empresa deve estudar seus clientes de perto. Cada tipo de mercado tem características especiais que exigem um cuidadoso estudo por parte do vendedor.

Os Concorrentes - Segundo o conceito de marketing, para ser bem-sucedida a empresa deve satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores melhor que seus concorrentes. Portanto, os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos Consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra a de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.

Os Públicos - O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa em atingir seus objetivos.

Macroambiente de Marketing

O macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais. São as vaiáveis incontroláveis.

Ambiente Demográfico - O ambiente demográfico é de grande interesse porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem o mercado. Os profissionais de marketing devem acompanhar de perto as tendências e desenvolvimentos dos seus mercados – mudanças de estrutura etária e familiar, mudanças populacionais e geográficas, características educacionais e diversidade populacional.

Ambiente Econômico - O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os padrões de dispêndio do consumidor.

Ambiente Natural - O ambiente natural inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como insumos que são afetados pelas atividades de marketing.

Ambiente Tecnológico - O ambiente tecnológico é talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. Os profissionais de marketing devem observar as mudanças tecnológicas. Novas tecnolgias são sinônimos de novos mercados e oportunidades.

Ambiente Político - As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. O ambiente político é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

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