sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mais do que a inovação, busque a criação de um produto conveniente – Por Millor Machado



Povo,

 
Peço que leiam para que possamos discutir em sala.
Esse texto foi retirado do site http://www.endeavor.org.br, acesse e traga mais assuntos interessantes para a aula.

Na cabeça da maioria dos empreendedores, inclusive eu já pensei assim, o objetivo máximo do empreendedorismo é a criação de um produto inovador. Porém, é importante entender que a inovação é um meio, não o fim.
As pessoas apenas adotam produtos inovadores quando é inevitável
Exceto os early adopters, as pessoas não gostam de mudanças no seu dia-a-dia, o que as torna resistentes à adoção de novos produtos.

Como os early adopters representam uma parcela muito pequena da população, é importante pensar em como criar produtos mais convenientes do que os concorrentes atuais ao invés de focarmos na inovação em si.
Identifique um concorrente
Ao defender que um produto não tem concorrente, o empreendedor deixa claro que atualmente as pessoas não estão pagando por algo similar. Ou seja, não existe uma demanda comprovada.
Numa análise generalista, os celulares são concorrentes diretos dos pombos-correio da Idade Média. O Twitter é outro exemplo, muito antes da sua invenção as pessoas já colocavam mensagens de status em seu MSN. A demanda que essas tecnologias atendem é a mesma, a necessidade de comunicação.
O primeiro passo para uma boa inovação é identificar a demanda. Para isso, conhecer o concorrente que ficará obsoleto após a adoção da inovação é fundamental.
Mostre como a vida será após a adoção do seu produto
Quem assistiu TV nos últimos 20 anos com certeza já viu aquelas propagandas em que é mostrada a vida antes do produto (um sacrifício), a vida depois dele (uma beleza) e "Espere! Ainda tem mais! Se você ligar nos próximos 5 minutos…".

Esse tipo de divulgação é essencial para produtos inovadores. Sem um material explicativo, provavelmente você ficaria pensando "Pra que eu preciso de um kit de facas que corta qualquer tipo de material?" ou "Por que eu pagaria caríssimo numa escada que pode ser montada em 417 posições?". Seu cliente vai fazer o mesmo tipo de pergunta sobre seu produto, por isso é tão importante mostrar como sua inovação se adapta ao seu dia-a-dia.

 
Conclusão
Tendo em mente que as pessoas não querem mudar de hábitos e terão dificuldades para entender a utilidade do seu produto, é fundamental focar boa parte dos seus esforços em como resolver esses problemas.
Para quem trabalha com internet e quer se aprofundar no assunto, vale a pena conferir o artigo Empreender na Web, no blog do Vinicius Lourenço.
Este post foi escrito por Millor Machado, sócio do Empreendemia e criador do Blog Saia do Lugar, a convite da Endeavor Brasil.

2 comentários:

  1. Julio,

    Muito bacana ver que gostou do artigo! Espero que ele seja útil na aula.

    Não sei se conhece, mas no blog Saia do Lugar também tem muito material bacana que com certeza pode gerar bons debates.

    Abração!

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  2. Acompanho as publicações do Millor e são realmente ótimas. Conteúdo para discussão é o que não falta no Saia do lugar.

    Falopa!

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