terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cliente compra produto ou marca?

Definindo Marca: segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

Em uma definição bastante simples de Philip Kotler: “a marca tem o propósito de identificar bens ou serviços de uma empresa e de diferenciá-los dos concorrentes”.
O valor de uma marca. Imagine que você está num supermercado. Você está com uma imensa vontade de comer aquele biscoito; portanto, segue até a prateleira já conhecida. De repente, você toma um susto: todos os biscoitos estão embalados de maneira igual, envoltos numa embalagem padrão e sem nenhuma marca que os identifique. Todos iguais, absolutamente sem aquilo que faz você guiar as suas escolhas no mercado: um sinal, um nome, uma figura, uma forma, uma identidade, enfim, uma marca.
As marcas não fugiram dos biscoitos. Esta cena serviu apenas para mostrar como seriam as coisas caso os produtos ou serviços, postos à venda no mercado, não possuíssem uma marca. Marcas são pontes entre as pessoas. Produtores, fornecedores, comerciantes, consumidores, todos precisam estabelecer relações em que valores são construídos e compartilhados. Nesse sentido, as marcas atuam como elementos que potencialmente agregam valor às coisas. São ferramentas poderosas e freqüentemente podem agir em favor de uma empresa – embora, quando não cuidadas, depreciem sua imagem. Na maioria das vezes, constituem o ativo mais valioso das firmas, sendo inclusive alvo de transações comerciais sem precedentes. Marcas inspiram qualidade, evocam lembranças, atraem desejos. Portanto, merecem investimento e proteção. E a maior proteção de uma marca é o seu registro junto ao INPI.
Outros exemplo, agora com marcas conhecidas: Bom-bril – palha de aço, Danone – Yogurte, Omo – Sabão em pó, Ypê – detergente, Imbra – implantes odontológicos, Sorridents – consultórios odontológicos, Confort – amaciante, Coca-cola – refrigerante, Brastemp – geladeiras, Rolex – relógio, entre outros.

Uma boa marca vai além da mera identificação por um nome ou logo. Ela transmite uma série de informações, associações e expectativas, que contribuem para a diferenciação em relação à concorrência. Essas associações positivas devem prevalecer de tal modo que se possa cobrar mais caro por isso.

“Num cenário em que o consumidor não tem tempo a perder, a imagem positiva de uma marca é o aval que ele necessita para uma decisão de compra rápida e segura. E isto tem valor para o cliente”.

Definindo Produto: é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou necessidade. É muito mais do que apenas um objeto físico. É o pacote completo de benefícios ou satisfação que os compradores percebem que eles obterão se adquirirem o produto. É a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.

Existem três pontos chaves que são de inegável importância em qualquer oferta:

Qualidade: Tem a ver o quanto está perfeito o seu produto, se satisfaz o desejo ou necessidade do cliente. Neste item podemos eliminar deficiências e fortalecer os pontos fortes que tornam a qualidade do produto percebida e favorece a aceitação do mesmo.
Apresentação: Pode ser um diferentecial entre a escolha de seu produto ou de seu concorrente, não só pela qualidade, mas também por forma, cores, embalagem, exposição, sem dúvida alguma influenciam na decisão de compra.

Marca: Construção de uma marca forte para seu produto é consequência de um relacionamento satisfatório com seu mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, sua marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

“Um produto pode ser copiado pelo concorrente, uma marca é única”.

“Um produto pode se tornar ultrapassado rapidamente, uma marca de sucesso é eterna”.

O ideal é fazer com que um produto se torne uma marca nas mentes e nos corações de seus consumidores. Com isso conquista-se o mercado e valoriza a marca.


Celso Patricio Neto
Administrador - MBA em Gestão de Negócios
celsopn@ig.com.br
www.twitter.com/celsopneto

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